Jazida utilizada na duplicação é devolvida a proprietário


Publicada em 22 de Julho de 2016

Analistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão licenciador da duplicação da BR-116/RS, vistoriaram nesta terça-feira (19/07) as áreas de apoio dos Lotes 1, 2 e 3 do empreendimento. Após passar pela fiscalização, a jazida E-4, localizada no km 363 da rodovia, em Sentinela do Sul, foi devolvida ao proprietário com o mesmo potencial de uso anterior ao empréstimo. A obra é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que contratou por licitação a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. para executar a Gestão Ambiental.

Utilizada para extração de argila no Lote 3, a área foi recuperada pela Construtora Ivaí de acordo com as condicionantes previstas no licenciamento ambiental, as quais incluem atividades como conformação do terreno, distribuição de solo orgânico e revegetação por meio de hidrossemeadura e/ou enleivamento dos taludes. No caso da jazida E-4, um novo sistema de drenagem também foi implantado. Além disso, a Construtora deve realizar o monitoramento do plantio compensatório no interior da área durante quatro anos após a sua execução. 

O geólogo do IBAMA/RS, José Antônio Gudolle, destaca que as ações devem seguir o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), cujos procedimentos são periodicamente monitorados pelo órgão e pela equipe de Supervisão Ambiental. “A área deve estar em condições ambientais de ser entregue e essa avaliação ocorre de comum acordo entre IBAMA, proprietário, construtora e Gestora Ambiental”, afirma. A vistoria foi acompanhada pelo representante do proprietário, José Ângelo Menegaz, que assinou a ata de entrega e afirmou que o local será novamente utilizado para criação de gado.