Fauna e flora da região são apresentadas à comunidade escolar


Publicada em 20 de Julho de 2016

Localizada entre os municípios de Guaíba e Pelotas, a obra de duplicação da BR-116/RS está inserida no Bioma Pampa, o qual é formado por um conjunto de ecossistemas muito antigos que apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, estimativas indicam valores em torno de 3000 espécies de plantas, além de muitas outras de animais, sendo que as aves formam um número expressivo de quase 500 espécies diferentes. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio das ações da Gestora Ambiental (STE S.A.), ajuda a difundir este conhecimento com o intuito de sensibilizar a sociedade a respeito da sua relação com o meio ambiente.

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) leva até as comunidades lindeiras informações sobre espécies nativas da região e iniciativas do DNIT para protegê-las durante as obras. Estes cuidados são transmitidos a professores e alunos dos municípios diretamente interceptados pelo empreendimento. No dia 12 de julho, em Cristal, foram realizadas atividades nas Escolas Municipais Primeiros Passos e Arlindo Cardoso, abrangendo turmas da educação infantil ao 4º ano. Buscando estimular a imaginação e a ludicidade, foram realizadas horas do conto em que a equipe promove uma excursão virtual à floresta – termo presente no imaginário das crianças. A brincadeira inclui a distribuição de binóculos confeccionados com materiais reaproveitados para que as crianças possam “avistar” as imagens de plantas e animais nativos, como: figueira, paineira, quero-quero, joão-de-barro, tamanduá-mirim, gato-do-mato e tartaruga.

A geógrafa do PEA, Ciane Fochesatto, explica que a intenção é mostrar que a natureza tem a sua dinâmica e que o equilíbrio entre os elementos é fundamental para a qualidade de vida. “Salientamos principalmente que é possível conviver sem destruir e que podemos "passear" respeitando o espaço onde é casa para os animais, para árvores e plantas. Diz o ditado que só se ama aquilo que se conhece, queremos que as crianças conheçam mais sobre o seu ambiente”, afirma. A equipe trabalha também na apresentação para educadores e estudantes das séries finais (6º ao 9º anos), a qual contará com informações mais aprofundadas e vídeos das atividades da Gestão Ambiental relacionados à fauna – monitoramento dos atropelamentos e das espécies bioindicadoras – e à flora – transplantes de árvores nativas e resgate de epífitas (plantas que habitam árvores sem parasitá-las).