Visando qualificar a resolução das demandas de ouvidoria recebidas durante a duplicação da BR-116/RS, a equipe da Gestão Ambiental (STE S.A.) realiza vistorias em conjunto com as construtoras para monitorar a situação dos registros em andamento. A verificação em campo facilita o entendimento das solicitações feitas por telefone e permite o contato direto com os moradores, garantindo assim maior eficiência no atendimento à população. A implantação da ferramenta é uma das iniciativas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para manter um relacionamento permanente com as comunidades lindeiras.Em um primeiro momento, técnicos da Supervisão Ambiental avaliam a procedência das demandas e encaminham o pedido de solução aos responsáveis. Já a revisão dos pontos no trecho é acompanhada pela equipe do Programa de Comunicação Social, a quem compete gerenciar o sistema de ouvidoria de forma que ele atenda aos objetivos do licenciamento ambiental. A relações públicas da Gestão Ambiental, Juliana Christmann, destaca que esta rotina auxilia na busca por soluções rápidas e que minimizem possíveis transtornos à comunidade. “Acredito que este procedimento nos coloca em sintonia tanto com o morador quanto com a construtora. Nos dá mais segurança na hora de atender as ligações e repassar as informações técnicas da obra de forma clara e acessível”, completa.Operando desde janeiro de 2013, o canal da ouvidoria busca esclarecer dúvidas, coletar sugestões e prevenir impactos que possam ser causados pelo empreendimento. Os dados são digitalizados em planilhas, georreferenciados e categorizados por tipologia (drenagem, acesso, erosão, etc.). Até o momento a equipe realizou 909 atendimentos pelo telefone 0800 60 11 116, sendo que o percentual de resolução das chamadas é de 97%.