Gestão ambiental inova na criação de plantas retigráficas da BR-116/RS


Publicada em 16 de Dezembro de 2024

Os dados cartográficos das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba e Pelotas) estão sendo gerados com mais eficiência, precisão e qualidade. A Gestão Ambiental do empreendimento, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), implantou a ferramenta Model Builder da plataforma geoespacial ArcGIS Pro ao processo de elaboração de plantas retigráficas – mapas que indicam interferências relevantes ao longo das rodovias e são parte fundamental da documentação de um projeto linear.

Antes da adoção do novo modelo, a última etapa de preparação dessas plantas era totalmente manual. O processo, originalmente realizado por meio de softwares, como AutoCAD e Excel, exigia tempo considerável à correção minuciosa e individual dos alinhamentos e distâncias dos pontos no traçado. Com a utilização da função Model Builder, parte do trabalho passou a ser feita de forma automatizada, oferecendo otimização e agilidade ao produto.  

É importante destacar ainda a relevância da qualificação da planta retigráfica ao licenciamento ambiental, uma vez que é parte do Plano de Ação de Emergência de Produtos Perigosos (PAE). Tal documento é um dos requisitos necessários à Licença de Instalação (LI), emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que autoriza as atividades construtivas da rodovia.

Um artigo, apresentando todos os detalhes da melhoria aplicada, foi divulgado pela Esri, empresa desenvolvedora do ArcGIS. A publicação pode ser lida em seu site, acessando este link.