Os grupos vencedores da “Gincana da Amizade”, promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ministro Arthur de Souza Costa de Pelotas, participaram de um passeio ao Parque da Baronesa no último dia 4. A ação foi uma das premiações ofertadas aos participantes da atividade socioambiental realizada em novembro.
As visitas aconteceram nos turnos da manhã e da tarde e foram orientadas pela equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba e Pelotas) com o suporte das secretarias municipais de Educação e Desporto (SMED), de Qualidade Ambiental (SQA) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI), parceiras da iniciativa.
Além de muita diversão, os estudantes puderam aprender mais sobre a fauna local e a conservação de espécies. Foram apresentados os animais taxidermizados do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel), entre eles o graxaim, o ratão-do-banhado, o pinguim-de-magalhães e o tatu-mulita. Fizeram sucesso também os exemplares vivos de jiboia, iguana e teiú levados pela SQA.
“É muito importante apresentar a esses meninos e meninas informações sobre a preservação desses animais e como isso pode ser feito da melhor forma. Certamente vão levar esse aprendizado para casa, apresentar aos familiares e no futuro podem atuar diretamente como profissionais”, destacou o professor, biólogo e coordenador de Educação Ambiental da prefeitura de Pelotas, William James Domingues.
Já a professora Elisandra Werhli Kóinzger lembrou que os alunos da EMEF Ministro Arthur de Souza Costa são da zona rural e têm contato com esses animais. “Com esse trabalho eles acabam perdendo o medo e aprendendo bastante. As crianças vão sair daqui bem conscientes do cuidado que devemos ter, não só com os animais, mas com o meio ambiente como um todo, o que foi muito bem trabalhado durante toda a gincana”, disse.
A coordenadora pedagógica do Centro Tecnológico Educacional (Cetep) da SMED, Mariana Delias, reforçou a relevância da formação das crianças tendo a consciência da preservação. “Ninguém nasce com esse espírito de destruição; e uma boa iniciativa, como estamos vendo aqui, ajuda bastante”, ressaltou. Sobre a gincana, a coordenadora também teceu muitos elogios: “Desde o início, tanto as crianças como a escola e os professores, se engajaram muito. Tudo foi muito bem articulado”.
Os 220 estudantes, a direção, professores e funcionários da escola estiveram envolvidos na gincana socioambiental. Todos mostraram muita empolgação desde a primeira etapa da atividade, que envolveu tarefas antecipadas associadas a meio ambiente, patrimônio histórico-cultural e arrecadação de alimentos.
Finalização com música
O encerramento oficial aconteceu na sexta-feira (6) com a apresentação de “Gambano e os Aventureiros Ambientais”, um projeto musical que tem em sua essência composições sobre a fauna e flora nativa do sul do país. O projeto foi concluído com a entrega dos troféus para o primeiro e o segundo colocados de cada turno escolar.