DNIT integra Feira de Ciências do IFSul Camaquã


Publicada em 19 de Novembro de 2024

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou da programação da XIII Feira de Ciências (Fecic) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) do campus Camaquã, que aconteceu no período de 11 a 13 de novembro. 

Uma das contribuições da autarquia ao evento foi a palestra “Vivências do mercado de trabalho na área de meio ambiente”, com relatos de experiências de profissionais que compõem a equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas). Entre a equipe participante, estava a técnica Vitória Schumacher, uma ex-aluna do IFSul. Além de saber mais sobre o cotidiano prático do trabalho nesse campo de atuação, estudantes e professores receberam explicações sobre o empreendimento rodoviário que intercepta Camaquã, percorre 221 quilômetros, passa por 12 municípios e é dividido em 10 lotes.

Com um estande no evento, o DNIT levou ainda informações a respeito da fauna nativa da região aos participantes, apresentando exemplares de animais taxidermizados (empalhados) emprestados do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel). Além das curiosidades sobre os bichos, os visitantes que estiveram no espaço puderam conferir algumas de conservação adotadas por meio dos programas ambientais desenvolvidos durante a execução das atividades construtivas na BR-116/RS.

A Fecic

Trata-se de um evento tradicional para o público estudantil, não só de Camaquã, mas de vários municípios vizinhos. Esta décima terceira edição contou com a participação de 658 alunos, envolvendo jovens de cidades como Cristal, Canguçu, Tapes, Bagé, Sapucaia do Sul e Feliz.

Segundo o coordenador da Fecic, professor Rogério Pires, 134 alunos do ensino fundamental, médio e superior apresentaram trabalhos científicos em todas as áreas do conhecimento, subdivididos em 13 categorias, três delas especiais: “Menina de Ciência”, “Alunos do 1º Ano do Ensino Técnico” e “Menção Honrosa”. Os melhores foram contemplados com troféus e medalhas, além da possibilidade de participação em outras feiras sem a necessidade de uma nova avaliação.