O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castro Alves, de São Lourenço do Sul, para visitar as obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas) na última quarta-feira (30).
Durante o percurso, que se estendeu até o município de Cristal, técnicos da equipe de Gestão Ambiental do empreendimento apresentaram ao grupo, formado por 35 alunos dos últimos anos do ensino fundamental e dois professores, o trabalho que está sendo executado pela autarquia em relação aos cuidados com o meio ambiente, além de informações sobre a vegetação e a fauna locais.
Um dos pontos de destaque foi o viaduto que está sendo construído na altura do km 465 da rodovia, no Lote 7 das obras, e que vai ligar São Lourenço do Sul ao distrito de Boqueirão.
A segunda parada foi para conhecer a duplicação da ponte sobre o rio Camaquã, em Cristal, no Lote 10. De acordo com a engenheira responsável por esse trecho, Jaqueline Cardoso, neste momento os trabalhos estão acontecendo em várias frentes ao mesmo tempo com a implantação de fundações, pilastras, travessas e vigas.
Antes do retorno à escola, os jovens receberam informações sobre a importância do licenciamento ambiental e suas condicionantes.
Sobre o empreendimento
As obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas) visam dar mais fluidez ao trânsito da região, uma das principais rotas para escoamento da produção ao terminal portuário e para turistas uruguaios que visitam o litoral da Região Sul do Brasil.