Com o objetivo de promover o ecoturismo e a consequente valorização da região, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início a uma parceria com o Clube de Observação de Aves (COA) de São Lourenço do Sul, associação vinculada à Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Para viabilizar as metas propostas, a equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116 (Guaíba – Pelotas) realizou, nos últimos dias 4 e 5, duas etapas de uma oficina de educomunicação com representantes do COA. Na primeira atividade, discutiram-se todos os detalhes para a concretização desse trabalho em conjunto. Já no segundo dia, o grupo saiu a campo para exercitar o uso de celulares e câmeras, que serão ferramentas essenciais para a elaboração de um Guia de Observação de Aves.
São Lourenço do Sul é considerado um município rico em diversidade de aves, tanto residentes quanto migratórias. O fato de possuir grandes áreas de matas e campos banhados contribui bastante nesse aspecto. Durante a atividade ao ar livre, foi observada uma boa variedade de espécies, como o martim-pescador, o pica-pau-verde-barrado e o tesourinha, um pássaro migratório bem característico da região durante a primavera.
O próximo encontro está agendado para dezembro, quando os envolvidos farão registros em foto e vídeo. “Esse material, que será montado com o nosso apoio, vai fortalecer o papel do COA no desenvolvimento do ecoturismo e na conservação dos ambientes que servem para o exercício da atividade de observar de aves, algo que tem recebido destaque no mundo inteiro”, ressaltou Cauê Canabarro, educador ambiental a serviço da autarquia.