Segurança no trânsito e prevenção de doenças transmitidas por água contaminada são dois assuntos que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem abordado com as comunidades lindeiras à BR-116/RS durante o mês de agosto. A equipe de Gestão Ambiental que atua no trecho em duplicação, entre Guaíba - Pelotas, está informando e afixando cartazes a respeito dos temas em equipamentos sociais e comércios dos municípios interceptados pela rodovia.
Em razão das enchentes ocorridas este ano no Rio Grande do Sul e da aproximação de um período tradicionalmente chuvoso no estado, o cuidado com enfermidades de veiculação hídrica passou a ser uma temática ainda mais relevante. Dessa forma, o material produzido e distribuído pelo DNIT contém informações sobre causas e sintomas de males ocasionados pelo contato com água infectada por vírus, bactérias, protozoários ou parasitas. Além disso, oferece orientações para a prevenção dessas doenças e o tratamento em caso de contágio.
Já a campanha "Viva Rodovia" é conhecida da população e está sendo reforçada. Seu objetivo é alertar para a necessidade de atenção com animais domésticos e rurais, evitando fugas e intercorrências no tráfego não só nas cidades como nas estradas.