DNIT promove palestra sobre Educomunicação em escola de Guaíba


Publicada em 19 de Agosto de 2024

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve com 45 estudantes do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, de Guaíba, no dia 14 de agosto. O principal objetivo do encontro foi conectar as ações que envolvem a produção audiovisual promovidas pela escola com as práticas de educomunicação que são desenvolvidas pela equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas).

Além de falar a respeito do projeto viário e seu processo de licenciamento – que abrange programas de Educação Ambiental e Comunicação Social voltados à devida inclusão participativa das comunidades afetadas em cada fase do empreendimento –, os profissionais a serviço do DNIT explicaram a dimensão pedagógica da Educomunicação nesse contexto. Para ilustrar a metodologia de construção coletiva, utilizando o audiovisual como ferramenta, apresentaram o videodocumentário “Costa Doce Gaúcha - BR-116/RS: mais que um caminho, um destino!”, realizado em parceria com representantes dos municípios interceptados pela rodovia. 

Na opinião do professor de Filosofia e idealizador do Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba, Valmir Michelon, “a atividade na escola foi muito importante, pois, além da questão ambiental, deu dicas de como fazer vídeos”. E acrescentou que “eventos como esse agregam à proposta do festival de cinema, despertando novos talentos para a sétima arte”.

A partir dessa primeira palestra, a ideia é reunir um grupo de alunos interessados e considerar uma produção cinematográfica em referência ao aniversário de 100 anos de Guaíba e do Instituto Gomes Jardim, que acontece em 2026.

Cinestudantil Guaíba 

O Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba / Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longa Metragens é um evento anual que recebe trabalhos de escolas de todo o Brasil e exterior. Pioneiro no país, é referência no debate e uso do audiovisual na educação.

Este ano, o festival chega à 22ª edição, colecionando bons resultados. Quando teve início em 2002, contou com a participação de menos de dez curtas-metragens; na última mostra, chegou a alcançar um número superior a 1700 filmes de mais de 100 países, entre curtas e longas. Já recebeu o prêmio Novas Façanhas, promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul e entregue durante o Festival de Cinema de Gramado, além de uma homenagem feita pela Câmara de Vereadores de Guaíba. Também foi tema de livro do professor Josias Pereira da Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pela passagem dos 20 anos do evento.

As inscrições para participação em 2024 estão abertas até 2 de setembro, e a divulgação dos filmes selecionados será feita na fanpage: facebook.com/cinestudantil, em data a ser definida.