DNIT avalia qualidade da água em arroios na BR-116/RS


Publicada em 02 de Agosto de 2024

Na última semana de julho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou a 48ª campanha de monitoramento da qualidade hídrica em 13 arroios atravessados pela BR-116/RS, no trecho em duplicação, entre Guaíba e Pelotas. A ação tem por finalidade acompanhar as características bioquímicas dos cursos d’água e controlar eventuais alterações no decorrer da execução das obras.

Os locais de inspeção e controle foram definidos à montante (acima) e à jusante (abaixo) dos principais corpos hídricos interceptados pela rodovia, na etapa de realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto e, posteriormente, confirmados em visitas de campo.

Para a realização dos testes, a coleta de água é efetuada em cada ponto, considerando, sempre que possível, a maior distância linear dentro da área diretamente afetada (ADA) do empreendimento e, também, oferecendo condições comparativas anteriores ao início das obras e posteriores, ou seja, com a influência das atividades construtivas em andamento. São adotados ainda procedimentos de segurança e os cuidados recomendados, para que não ocorra contaminação das amostras e a integridade do material seja garantida.

Após análise laboratorial, a combinação dos resultados de 25 parâmetros indica a saúde hídrica adequada do corpo d’água examinado.

Programa de Monitoramento da Qualidade da Água

É um dos 27 programas que fazem parte do Plano Básico Ambiental (PBA) – documento elaborado na fase de licenciamento do projeto. Contempla os estudos de qualidade das águas de corpos hídricos atravessados pela rodovia e tem como objetivo mitigar possíveis impactos a rios, córregos, lagos etc., evitando sua deterioração durante as etapas construtivas do empreendimento.