A equipe de Gestão Ambiental, a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas), promoveu o plantio de mudas de árvores nativas em Camaquã, no último dia 24. A atividade é parte de uma série de ações em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que está atuando na recuperação do talude do arroio Passinho, no trecho do bairro Getúlio Vargas, vizinho à rodovia.
Além do momento de implantação das futuras árvores, o grupo de 25 pessoas da comunidade – formado por idosos, adultos e jovens – recebeu dicas sobre o cultivo adequado das plantas e colaborou com o início da criação de um inventário florestal. O material contemplará informações e orientações de manejo a respeito das espécies que estão sendo colocadas em aproximadamente 300 metros ao longo das margens do curso d’água.
Os participantes também exercitaram as habilidades artísticas, elaborando ilustrações da vegetação. As produções vão compor uma exposição a ser organizada nos próximos meses.
Trazendo ainda mais arte para o encontro, a orquestra de câmara do bairro Getúlio Vargas realizou uma apresentação.
A Gestão Ambiental permanecerá oferecendo supervisão técnica ao projeto de revitalização conduzido pelo CRAS e fará o plantio das novas mudas que a entidade deve receber como doação nos próximos dias.
Mais árvores
Em junho, durante as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o DNIT já havia plantado mudas nativas na praça vizinha à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina de Godoy Neto, também localizada no bairro Getúlio Vargas. O ato teve a participação de mais de 360 alunos da instituição de ensino, além de professores.