Escola de Guaíba recebe atividades educativas do DNIT


Publicada em 01 de Julho de 2024

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou palestras e dinâmicas de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Carlos Ferreira, em Guaíba. Aproximadamente 500 alunos estiveram presentes nas atividades desenvolvidas com as turmas do 1º ao 9º ano, nos períodos da manhã e da tarde.

Os alunos dos últimos anos do ensino fundamental aprenderam mais sobre as obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas) e a atenção dada ao meio ambiente por meio de programas de gerenciamento e supervisão específicos. Além disso, puderam aprofundar os conhecimentos a respeito da fauna da região e as medidas preventivas adotadas para evitar o atropelamento dos animais silvestres. Mais uma vez, espécies taxidermizadas (empalhadas) do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) foram apresentadas e fizeram sucesso entre jovens e professores.

Para Pedro Henrique Boanova Silva de Oliveira, aluno do 7º ano, a explicação sobre as estruturas utilizadas para a passagem de fauna na rodovia foi o que mais impressionou. “Eu nunca tinha ouvido falar”, comentou com surpresa.

Já o estudante Henrique Fernandes da Silva enfatizou as vantagens do empreendimento: “Gostei muito de saber que vocês estão fazendo tantas melhorias na rodovia, porque ajuda bastante a não ter tantos acidentes”. 

Escola de Trânsito

As turmas das séries iniciais participaram da "Escola de Trânsito", que simula diferentes situações de tráfego e orienta sobre suas regras e sinalizações. A proposta é provocar reflexões sobre os comportamentos adequados ao trafegar, seja como pedestre, ciclista ou motorista, utilizando uma metodologia lúdica.

A supervisora de ensino, Pamela Friedrich Barbosa Silveira, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de Gestão Ambiental na instituição, localizada no bairro Pedras Brancas, cujo acesso é feito pela BR-116/RS. “A rodovia faz parte da realidade deles, e eles precisam conhecer mais sobre as questões ambientais com uma visão além dos muros da escola. Além disso, tudo o que fazem brincando, eles aprendem melhor”, explicou.