O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba - Pelotas), alinhado ao tema da campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 – "Nossa terra. Nosso futuro. Somos a #GeraçãoRestauração" –, realizou dois atos simbólicos durante a primeira semana de junho. O movimento global, que convoca a sociedade a restaurar ambientes naturais, inspirou o plantio de árvores, envolvendo a comunidade, professores, estudantes e trabalhadores, em Camaquã e Cristal.
Mais de 360 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina de Godoy Neto, localizada no bairro Getúlio Vargas de Camaquã, participaram das atividades durante todo o dia 6, que abrangeram desde as orientações sobre cultivo, em sala de aula, até a implantação das mudas na praça vizinha à instituição de ensino. Foram 16 turmas, da pré-escola ao 7º ano, plantando árvores nativas do Brasil, tais como jacarandá, ipê-amarelo, aroeira-salsa, guabiju, cerejeira, araçá e pitanga.
De acordo com o diretor da escola, João Vitor Rocha Menezes, "a ação foi muito produtiva pra eles [estudantes] aprenderem sobre o manuseio da terra, o respeito à natureza, o amor pela comunidade e a importância de preservar, ornamentar e cuidar daquele ambiente que é deles".
Já no dia 7, a equipe de Gestão Ambiental e trabalhadores que atuam na construção da ponte sobre o rio Camaquã plantaram espécies frutíferas na região do balneário do município de Cristal, bastante frequentado durante o veraneio. Na oportunidade, foi enfatizada a importância da mata ciliar no controle da erosão, na regulação do clima local e na proteção contra enchentes.
Celebração no Dia Mundial do Meio Ambiente
No próprio dia 5, o DNIT esteve com seu estande de Educação Ambiental na praça General Zeca Netto, em Camaquã, participando de evento promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Desporto.
Os visitantes receberam esclarecimentos sobre a coleta e destinação de resíduos eletrônicos, lâmpadas e pilhas, além de serem presenteados com mudas nativas entregues pelos representantes da prefeitura.
No estande do DNIT, foi organizado um circuito lúdico para que os participantes pudessem percorrer todos os assuntos disponíveis. Além de saber sobre os programas de gerenciamento e supervisão ambiental executados nas obras de duplicação da BR-116/RS, a comunidade pôde observar de perto os animais taxidermizados (empalhados) do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel), conhecer suas características e a importância da conservação de todas as espécies para o equilíbrio dos ecossistemas.
Para as crianças, houve ainda momentos de contação de histórias voltadas à sensibilização ambiental e espaço para colorir. Atraindo também os adultos, a simulação "Escola de Trânsito" permitiu vivenciar situações como motoristas ou pedestres e refletir sobre os comportamentos adequados ao circular. Por fim, todos receberam material da campanha "Viva Rodovia", que orienta sobre os cuidados necessários com animais domésticos e rurais para a segurança do tráfego na cidade e nas estradas.