Já estão abertas à visitação as mostras dos trabalhos produzidos por estudantes de segundo ano do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense e do Instituto Estadual Coronel Patrício Vieira Rodrigues. As imagens, captadas durante a realização do projeto “Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura”, estão expostas nas escolas e, nas próximas semanas, percorrerão locais públicos, como o mercado de Pelotas e a prefeitura de Tapes.
Desenvolvida pela equipe de Gestão Ambiental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116 (Guaíba - Pelotas), a iniciativa busca promover os potenciais turísticos das cidades interceptadas pela rodovia e localizadas na Costa Doce Gaúcha, utilizando a fotografia como instrumento pedagógico para amplificar o alcance da comunicação. No decorrer das saídas de campo, os jovens foram convidados a registrar belezas naturais e elementos históricos com as câmeras de seus celulares. Os estudantes receberam também noções de enquadramento fotográfico, e de edição de imagens.
Sobre o lançamento em Pelotas
Em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI) e de Educação e Desporto (SMED), o DNIT lançou a exposição do Colégio Pelotense no último dia 4.
Durante o evento, a diretora executiva da SMED, Clotilde Victória, agradeceu à autarquia por ter proposto a ideia e confiado nos estudantes. “Quando a proposta chegou, eu me entusiasmei e, hoje, eu tenho a prova de que seria uma oportunidade para os nossos alunos se tornarem protagonistas, pra desenvolver também esse lado estético e cultural”, salientou. A representante da prefeitura disse ainda que a exposição mostra a convivência possível de diferentes olhares e a conciliação entre tradição, cultura, meio ambiente e lazer.
A aluna Alícia Castro pronunciou-se em nome dos colegas e destacou o motivo pelo qual gostou de participar da experiência: “Cada um tem seu jeito de se expressar, então acho que esse projeto nos deu a oportunidade de mostrar o nosso olhar, as nossas ideias, e não trouxe algo pronto pra gente só fazer”.
A inauguração em Tapes
O lançamento em Tapes aconteceu no dia seguinte (5) e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente do município, Eliézer Munhoz. Em seu pronunciamento, ele enfatizou o caráter educativo do processo que levou a comunidade escolar a se interessar mais por seu meio. “A iniciativa fez com que conhecessem mais os ambientes de Tapes, principalmente o butiazal, a lagoa e até o centro por onde a gente passa diariamente e não detém o olhar, e a fotografia traz muito disso, de a gente deter o olhar pra alguma coisa do nosso dia a dia que a gente não percebe; tudo isso foi captado pela lente de vocês”.
Para o professor do Instituto Estadual Cel. Patrício Rodrigues Max Vianna, que participou de todas as etapas do projeto na instituição, “essas parcerias são sempre bem-vindas aqui na escola, porque ampliam o ambiente da sala de aula, geram outras visões e outras oportunidades”.