Oficinas de Educomunicação e Turismo do DNIT avançam em Tapes


Publicada em 23 de Outubro de 2023

Mais de 60 alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Estadual Coronel Patrício Vieira Rodrigues, em Tapes, realizaram a terceira etapa do projeto “Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura”. Esta fase envolveu duas saídas de campo para fotografar belezas naturais, históricas e culturais de pontos de interesse turístico no município.

A primeira visita ocorreu na orla de Tapes, local onde os estudantes puderam registrar as figueiras e elementos da laguna dos Patos, além de prédios históricos e antigas construções que integravam o porto municipal. Já no período da tarde, foi a vez de explorar a fazenda Três Irmãos e suas opções de ecoturismo. O lugar abriga parte do mais antigo e preservado butiazal do país, cuja fruta alaranjada de sabor cítrico faz parte do imaginário e da cultura gaúcha.

Nas oficinas iniciais, os alunos definiram os temas que seriam trabalhados no decorrer do projeto e o calendário das atividades subsequentes. Os estudantes também tiveram acesso a noções e técnicas de fotografia, assim como conceitos e ferramentas de comunicação social para o engajamento em campanhas educativas.

A quarta fase consistirá em uma oficina de edição de imagens. Nessa etapa, cada aluno apresentará sua foto selecionada para a exposição fotográfica que será lançada no fim deste ano e encerrará o projeto do grupo.

Sobre o projeto
É uma iniciativa da equipe de Gestão Ambiental a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116 (Guaíba - Pelotas). Em Tapes, o projeto é conduzido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta é estimular o protagonismo comunitário na expansão dos potenciais turísticos de municípios atravessados pela rodovia e localizados na Costa Doce Gaúcha, utilizando ferramentas do audiovisual como instrumento pedagógico para amplificar o alcance da comunicação.