DNIT promove ações do Maio Amarelo em escolas públicas de Cristal


Publicada em 01 de Junho de 2023

Trânsito seguro não é só para motorista, mas assunto de criança também. Nesse espírito, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) levou a campanha Maio Amarelo para escolas públicas no município de Cristal. 

Participando de uma atividade lúdica promovida pela equipe de Gestão Ambiental, os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I puderam aprender mais sobre as advertências contidas em diversas placas de sinalização e a importância de respeitá-las para a segurança de condutores, pedestres e ciclistas. Além disso, as crianças foram orientadas a respeito da execução das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas) e alertadas para a circulação de máquinas e veículos pesados.

Para Claudia Ehlut, responsável por uma turma de 1º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Darcy Peixoto da Silveira, “campanhas como essa são muito importantes para a faixa etária dos menores, porque são muito curiosos e é preciso educá-los sobre o trânsito desde pequenos”.

“O currículo escolar não abrange tudo, então esse trabalho educativo do DNIT nas escolas ajuda a somar, principalmente com todos esses recursos divertidos que aumentam a atenção deles [alunos]”, comenta a educadora Katia Ortiz.

Por fim, a professora Ane Elise Barcellos falou sobre a proximidade da BR-116/RS com o município de Cristal e a relevância da duplicação da rodovia para a segurança dos motoristas e pedestres que a utilizam. “Nossas crianças são acostumadas com uma vida bem tranquila de cidade do interior, por isso esse tipo de atividade ajuda para que estejam mais atentas”, complementa.

Sobre o Maio Amarelo

Trata-se de um movimento internacional que atua desde 2014 para reduzir acidentes e fatalidades no trânsito, promovendo a sensibilização da sociedade para a adoção de um comportamento mais responsável e seguro. O amarelo representa a atenção necessária que todos devem ter ao trafegar pelas cidades ou estradas. Com o tema "No trânsito, escolha a vida", este ano a campanha destaca as escolhas corretas como a melhor forma de proteção.