Trabalhadores recebem orientações sobre hidratação adequada no verão


Publicada em 28 de Fevereiro de 2023


A equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), esteve nas frentes de serviço de Barra do Ribeiro (Lotes 1 e 2), Camaquã (Lote 5) e São Lourenço do Sul (Lote 7) para orientar os trabalhadores a respeito da necessidade de reforçar o aumento na ingestão diária de água. A escolha do assunto se deu devido às altas temperaturas registradas na região e à permanente exposição das equipes ao sol durante a realização de suas atividades.

Um total de 254 colaboradores recebeu informações sobre o papel fundamental da água nas diversas reações bioquímicas que acontecem no organismo humano, a fim de garantir o seu perfeito funcionamento. Utilizando garrafas plásticas com pequenos furos e água, os educadores ambientais simularam a perda regular de dois a três litros de líquidos durante a respiração, transpiração, micção e evacuação. Dessa forma, os participantes puderam compreender que quanto maior o calor, maior a necessidade de reposição hídrica, uma vez que o suor garante a regularidade da temperatura corporal.

Os trabalhadores foram alertados sobre os perigos associados à desidratação. O processo começa com a sensação de sede e, evoluindo, pode levar a convulsões e à parada cardiorrespiratória. A hidratação inadequada do organismo prejudica o funcionamento dos rins e do intestino, altera a pressão arterial, provoca fadiga, cãibras, dores de cabeça, ressecamento da pele, dificuldade de concentração e, até mesmo, mudanças repentinas de humor.

Além da água, sucos naturais, chás gelados e água de coco são opções saudáveis para manter a hidratação em dia. Já as bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos artificiais, devem ser evitadas, já que a quantidade de açúcar presente nesses produtos faz com que o organismo perca ainda mais líquido. É essencial destacar ainda que as bebidas alcóolicas, apesar de líquidas, têm efeito negativo no metabolismo, uma vez que sobrecarregam os rins, e algumas delas têm efeito diurético. Nesse caso, devem ser consumidas com moderação e sempre com a ingestão de água para evitar a desidratação.