O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado anualmente em 26 de janeiro, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem muito a comemorar. Por meio dos programas ambientais nos empreendimentos sob sua responsabilidade, a autarquia tem guiado suas ações para além da implantação e gestão da infraestrutura de transportes no Brasil, atuando junto a trabalhadores, comunidades lindeiras, educadores e estudantes pela conservação ambiental, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.
Atravessando o país e chegando a todos os seus extremos, o DNIT convive com diversas realidades e culturas. Nesse contexto, é preciso instituir um diálogo amplo, irrestrito e permanente com as comunidades, a fim de manter uma coexistência harmônica entre a população, o meio natural e os empreendimentos da autarquia. Assim, no âmbito dos programas de Comunicação e Educação Ambiental é assegurado o elo entre essas partes, potencializando os benefícios da convivência, reduzindo os impactos negativos e contribuindo para a adaptação às mudanças causadas na paisagem e na dinâmica local com a chegada de uma nova rodovia, por exemplo.
São estabelecidos canais de informação, escuta e interação com as populações lindeiras. Seja por meio do contato individual em visitas porta a porta, com grupos nas reuniões comunitárias ou no atendimento às demandas registradas nos conhecidos “0800” dos empreendimentos, o objetivo dessas medidas é estimular o protagonismo social e a atuação ativa dos cidadãos nas decisões que envolvam impactos ambientais em seus territórios.
Envolvendo também as comunidades escolar e acadêmica, que têm papel fundamental como agentes formadores e transformadores, são realizadas atividades pedagógicas que visam informar, sensibilizar e mobilizar para a prevenção de problemas ambientais e a construção de soluções. Exposições, mostras fotográficas, espetáculos teatrais, projetos itinerantes e palestras ampliam o conhecimento a respeito da biodiversidade e expandem a consciência para comportamentos a serem combatidos e desafios a serem superados. A linguagem e o conteúdo são sempre adaptados aos diferentes níveis escolares, da creche à universidade, assim como para as capacitações voltadas a professores.
Materiais gráficos são parte das estratégias adotadas para facilitar a comunicação, fixar informações e contribuir para um efetivo processo educativo. Folhetos, gibis, cartilhas, entre outras publicações são criadas com base no contexto e na cultura da região em que o DNIT opera, e cada público é considerado na definição da identidade visual, do formato e do conteúdo. Há ainda outros produtos elaborados para o público infantil, como os jogos de tabuleiro e memória, além de ilustrações para colorir.
A utilização de mascotes também é feita em alguns empreendimentos do DNIT, a partir da realização de estudos prévios para identificar uma personagem que represente um elemento da fauna, flora ou cultura local. As mascotes oferecem proximidade por seu caráter lúdico e são retratadas nos materiais informativos e educativos.
Cabe destacar que os trabalhadores dos empreendimentos do DNIT têm papel igualmente relevante como promotores de um ambiente saudável e sustentável. Portanto, as ações de educação ambiental incluem esse grupo, que recebe capacitações para a adoção de práticas que previnam e reduzam os impactos negativos de suas atividades no meio ambiente, como também é orientado à atuação consciente como cidadãos. A relação respeitosa com as comunidades em que estão inseridos é um dos temas permanentemente abordados e constitui a premissa da relação harmônica do DNIT nas localidades em que está presente.