Programa Conexão DNIT explica o Maio Amarelo


Publicada em 10 de Maio de 2022

É o Movimento mais importante do calendário de trânsito no Brasil e no mundo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é discutir o tema segurança viária com foco na mobilização de condutores, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres. Órgãos públicos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada se mobilizam para falar sobre o assunto, além de propor ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Mas porque maio?
O decreto da ONU, de 11 de maio de 2010, identifica a década de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Qual o sentido em ser amarelo?
A cor amarelo faz parte das cores primárias e secundárias (cor-pigmento e cor-luz). É o resultado da sobreposição das cores verde e vermelho. E no trânsito, simboliza a atenção, faz parte da nossa sinalização de advertência no trânsito.

Desde 2014, o Movimento ganhou mais espaço e tem desde então Ações e Campanhas com mensagens de apoio e conscientização como: 2014 Atenção pela Vida; 2015 Seja você a mudança; 2016 Eu sou +1 por um Trânsito mais Seguro; 2017 Minha escolha faz a diferença; 2018 Nós somos o Trânsito; 2019 No Trânsito, o sentido é a vida; 2020 Perceba o risco. Proteja a vida; 2021 Respeito e responsabilidade. Pratique no Trânsito; e 2022 com a mensagem “Juntos salvamos vidas”, com a inserção das Ações do Galera do DNIT nas escolas públicas e particulares.