DNIT realiza palestras sobre o mosquito Aedes aegypti


Publicada em 03 de Maio de 2022

Atividades foram realizadas em escolas e canteiro de obra do entorno da duplicação da BR-116/RS

Nos meses de março e abril, a equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou diversas atividades direcionadas ao combate do mosquito Aedes aegypti.

A última atividade foi realizada na quinta-feira (28/04) na escola municipal Cândido Rodrigues de Freitas, em Camaquã, onde trabalhou-se de forma lúdica sobre a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, como o Zika Vírus e a Chikungunya. Participaram da atividade 54 estudantes do pré ao quinto ano do ensino fundamental. As atividades foram divididas em duas partes. No primeiro momento houve a hora do conto que o mosquito foi apresentado aos estudantes como um "procurado da lei", fazendo analogia ao "velho oeste". Foram passadas dicas de como identificar e eliminar os locais de possíveis focos de reprodução do mosquito, os sintomas característicos das doenças e em caso de suspeita de infecção, onde procurar assistência médica.

Na sequência, os alunos participaram da apresentação das músicas do projeto "Bichos lá de fora". O personagem Gambano (metade gambá e a outra humana) tocou canções sobre a fauna do entorno do empreendimento, como o tamanduá-mirim, o ratão-do-banhado, o zorrilho e o gambá-de-orelha-branca, encerrando a apresentação com a música sobre o Aedes aegypti. O vídeo da apresentação pode ser assistido na página do Facebook da Gestão.

O tema também foi abordado no dia 12 de abril na escola municipal Pedro Schimidt, em Sentinela do Sul. Estiveram presentes na atividade 33 estudantes do ensino fundamental que receberam informações sobre o ciclo de vida do mosquito, como é feita a transmissão da dengue, orientados sobre os cuidados com os possíveis locais de reprodução, além de serem instruídos como realizar a limpeza desses ambientes. No final da apresentação foi realizada uma prática de "caça ao mosquito" no pátio da escola, verificando in loco o que foi aprendido em sala de aula.

No final do mês de março foi a vez de 170 colaboradores das obras de duplicação, dos Lotes 1 e 2, participarem de atividades, onde abordou-se a importância da limpeza do canteiro e das frentes de obras e a responsabilidade de cada um para que se evite a proliferação do mosquito.