DNIT realiza a 39ª campanha de monitoramento da água na BR-116/RS


Publicada em 06 de Abril de 2022

A equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou a 39ª campanha de monitoramento dos 13 corpos hídricos no entorno do empreendimento.

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água realiza trimestralmente a coleta de amostras em 13 dos principais corpos hídricos interceptados pela BR-116/RS. As coletas são realizadas à montante (onde não há a interferência da obra) e à jusante (onde está sendo implantada a pista nova da rodovia), permitindo avaliar, respectivamente, as condições sem as obras e com a influência do empreendimento.

No local são analisados, com auxílio da Sonda Multiparâmetro de Qualidade da Água, a temperatura (°C), o oxigênio dissolvido (mg/l), a condutividade (µS/cm), o pH e a turbidez (UNT). Demais parâmetros que constam no PBA para serem monitorados, são coletados e direcionados ao laboratório credenciado junto ao órgão ambiental. Os resultados são comparados com a Resolução Conama nº 357/2005 de 17 de março de 2005, a qual dispõe sobre a classificação dos corpos de água superficiais e com os valores amostrados nas campanhas anteriores. Caso seja detectada alguma alteração na qualidade da água à jusante das obas na rodovia, a equipe de supervisão é informada para serem tomadas as medidas necessárias.