DNIT apresenta terceiro volume da cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro estações - Outono”


Publicada em 31 de Março de 2022

Novamente o clima está mudando. Principalmente aqui na região Sul do país, as temperaturas começaram a ficar mais amenas, as cores das árvores começaram a mudar e os bichos procuram reforçar a sua alimentação, pois o inverno virá na estação seguinte. A chegada do outono muda todo o cenário em torno da BR-116/RS, e com isso alguns personagens da fauna são visualizados com mais frequência pelos motoristas. Visando evitar atropelamentos provocados por possíveis encontros ocasionais com algum animal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lança o terceiro volume da edição colecionável da cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro estações - Outono”.

Assim como nas edições anteriores (primavera e verão) destacam-se as características morfológicas e curiosidades das espécies que circulam próximos à estrada.
No outono, podemos observar, por exemplo, as ações dos bandos de anu-branco (Guira guira), também conhecidos como alma-de-gato, exímios caçadores de sapos, cobras e pequenos roedores. Agora, se não fosse pelo seu mimetismo (capacidade de adaptação de animais e plantas, de imitarem as características de espécies parecidas) a dócil cobra-falsa-coral (Oxyrhopus rhombifer) seria alvo fácil do anu-branco. A ave a confunde com a verdadeira cobra-coral e opta por outras presa de menor risco. Outro bicho que tem que se cuidar com os anus é a pererequinha-do-brejo (Dendropsophus sanborni). Os machos dessa espécie promovem verdadeiras cantorias nos banhados e áreas alagadas próximos à rodovia durante o período de acasalamento. 

Também nos animais dessa estação, destaca-se o mão-pelada (Procyon cancrivorus) que encanta com seus atos de higiene ao lavar os alimentos antes de consumir, utilizando de forma habilidosa seu polegar opositor para pegar e manipular os objetos. E como tamanho não é documento, o nosso amigo furão (Galictis cuja) não se intimida facilmente. Ele utiliza o mesmo recurso que o zorrilho para se defender, só que lançando um jato de urina com cheiro bem forte e marcante para afastar o seu opositor.

Sobre a cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações”

Para diferenciar às quatro estações do ano, cada uma das cartilhas vai ser representada pela cor característica do período e serão apresentadas cinco espécies de animais. No último volume, que será o inverno, será lançado um box (caixa) para guardar todo material. Para estimular a criatividade, cada cartilha também possui cards dos animais para recortar, pintar e colar no desenho da estrada onde eles podem ser visualizados. 

Basta imprimir o material e se divertir!

Para realizar o download da cartilha “Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações - Outono”, e de todos os outros materiais produzidos pela Gestão Ambiental, acesse gratuitamente o nosso site (http://www.br116rs.com.br/downloads).