Vídeo documentário do DNIT é lançado em evento virtual


Publicada em 28 de Março de 2022

Com o intuito de destacar as belezas naturais, históricas e culturais dos municípios da zona sul do Estado do Rio Grande do Sul, conectados com a BR-116, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou no Dia Mundial da Água (22/03) o lançamento virtual do documentário “Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: mais que um caminho, um destino!”. 

A live foi transmitida no canal do Youtube da STE – Serviço Técnicos de Engenharia S.A. (responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento) e contou com a participação de representantes da autarquia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das prefeituras, da Gestão Ambiental da BR-116/RS e de agentes de turismo.

Para o superintende regional do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro da Silva, “o lançamento do vídeo é mais uma etapa do trabalho realizado pela Gestão Ambiental das obras, que vai ajudar a fomentar o desenvolvimento turístico de toda região”. Outro ponto destacado por Hiratan foi a importância do envolvimento e a contribuição de todos os municípios, não só na produção do vídeo, mas também no andamento do empreendimento.
Segundo o analista de infraestrutura de transportes do DNIT e fiscal do contrato da Gestão Ambiental da BR-116/RS, Rafael Hallal, o vídeo é uma forma de mitigação, atendendo as exigências do licenciamento ambiental que o DNIT tem que executar e salientou a relevância do vídeo, que gera também uma grande satisfação na realização do trabalho.

A analista ambiental do Ibama no estado, Karin Möller, reforçou a importância do Programa de Apoio Técnico aos Municípios da Área de Influência do Empreendimento, aprovado pelo Órgão Ambiental e que culminou na produção do vídeo, que irá auxiliar e trazer benefícios como o desenvolvimento do turismo para os moradores e os municípios. Karin também felicitou as equipes do DNIT e da Gestão Ambiental pela originalidade do trabalho e por buscarem a excelência no processo de licenciamento. Para Möller, “essas boas iniciativas deveriam servir não só de exemplos positivos, mas ser um padrão mínimo em outros trabalhos desenvolvidos nas obras do DNIT”.

O Coordenador da Governança Regional do Turismo da Costa Doce Gaúcha e Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, destacou que o DNIT presenteou a Costa Doce Gaúcha “não só com uma obra, mas com a entrega de um vídeo que mexe com o emocional e a questão de motivação e autoestima da região”.

O documentário “Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: mais que um caminho, um destino!” é uma realização do DNIT, em parceria com a Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS; e produção do Rastro – Ecologia Criativa e HUBITTAT.

O vídeo pode ser assistido no canal do Youtube da STE – Serviço Técnicos de Engenharia S.A., no link: https://www.youtube.com/watch?v=-qs-sxPCXkI&t=27s