DNIT realiza atividade de Educação Ambiental em São Lourenço do Sul


Publicada em 14 de Fevereiro de 2022

Atividade foi uma parceria da autarquia com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente do município

O público que compareceu na Casa de Verão, localizada na orla da Laguna dos Patos, em São Lourenço do Sul, pôde prestigiar e participar das atividades propostas no estande da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Numa parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) do município, a equipe do Programa de Educação Ambiental apresentou no final de semana passado (05/02) os trabalhos realizados durante a implementação da nova pista e abordou temas referentes à fauna, à flora e à segurança no trânsito.

Uma das atrações do estande foi a exposição de animais taxidermizados, do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os agentes de educação tiraram as dúvidas do público presente sobre o gambá-de-orelha-branca e o mão-pelada, além de falarem sobre as suas características morfológicas e curiosidades. Também foram distribuídos os materiais educativos, como às duas primeiras cartilhas colecionáveis do projeto "Tem bicho perto da estrada – Quatro Estações", que destacam os animais que são facilmente visualizados próximos à rodovia na primavera e no verão.

Outro tema presente na atividade, foram as histórias em quadrinhos "Segurança no trânsito - Conhecendo um pouco a BR-116/RS" e "Mirim e a Gestão Ambiental", reforçando ao público sobre a presença de maquinários presentes na rodovia, a importância de redobrar atenção nos acessos e saídas nos trechos novos duplicados além de todos os outros cuidados, como o uso do cinto de segurança, não falar no celular enquanto estiver dirigindo e a revisão do veículo antes de pegar a estrada.

Durante a ação a Seplama realizou doações de mudas de árvores nativas e plantas ornamentais mediante a troca de três sacolas de resíduos recicláveis. O estande da secretaria fica próximo à Casa de Verão, aberto de sexta-feira a domingo, das 10h às 18h.

Para acessar as cartilhas e as HQs distribuídas nessa atividade, e todos outros materiais produzidos pela Gestão Ambiental da BR-116/RS, basta realizar o download gratuitamente o nosso site (http://www.br116rs.com.br/downloads).