DNIT lança vídeo sobre Supervisão Ambiental da duplicação da BR-116/RS


Publicada em 26 de Novembro de 2021

Empreendimento destaca os cuidados ambientais exigidos pelo licenciamento

           

As obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, fazem parte de um projeto de infraestrutura rodoviária executado pelo Governo Federal a partir da atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A fim de garantir a boa evolução do empreendimento, a autarquia conta com uma equipe de Gestão Ambiental, atendendo as diretrizes propostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

            Dentro do escopo do licenciamento ambiental, a duplicação da BR-116/RS prevê a execução de 27 Programas Ambientais que atuam nos meios físico, biótico e social. Dentre eles, a Supervisão Ambiental é a que acompanha todas as fases da obra: supressão de vegetação, controle de processos erosivos, extração e transportes da matéria prima das jazidas e pedreiras, etapas da pavimentação e verificação de atendimento das licenças ambientais por meio de checklist. O objetivo é permitir que o empreendimento avance, evitando e prevendo possíveis impasses, minimizando as intercorrências e compensando eventuais impactos. Esse acompanhamento diário dos serviços realizados pela Supervisão Ambiental é retratado no vídeo "Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS".

Para aproximar a comunidade em geral dos termos técnicos da engenharia e dos cuidados socioambientais, o Programa de Comunicação Social da BR-116/RS tem utilizado ferramentas de cunho digital, como a produção de materiais audiovisuais. Esse vídeo corrobora os princípios básicos desta atuação, que visa mediar a comunicação e os relacionamentos a partir de uma linguagem acessível, permitindo que os públicos impactados direta e indiretamente pelo empreendimento estejam integrados no processo.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=WXKRRfS3ygE