DNIT lança o primeiro podcast da campanha “Viva Rodovia – Você também é responsável”


Publicada em 27 de Setembro de 2021

No final do mês de agosto, a Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba a Pelotas, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lançou a campanha “Viva Rodovia – Você também é responsável”. A ação tem o intuito de atentar os proprietários de imóveis próximos à estrada sobre os riscos dos animais (domésticos ou rurais) invadirem a pista e causarem acidentes.

Dando continuidade à campanha, o primeiro podcast da ação intitulado “Manutenção das cercas e muros” está sendo lançado. No total serão quatro programetes produzidos pelas equipes dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental, que serão divulgados durante a duração da campanha, até o mês de dezembro. Neles, os personagens, Alencar Lopes e Via Debom, vão apresentar os tópicos referentes aos assuntos abordados como se estivessem em um programa de rádio. 

O tema dessa primeira apresentação é sobre os cuidados que os proprietários devem ter em manter os seus animais em segurança, dentro dos seus imóveis com o intuito de diminuir os acidentes de trânsito e os atropelamentos de bichos. Para isso, devem manter as suas cercas, grades e muros em bom estado e realizar a manutenção, caso seja necessário. Outro ponto destacado no podcast, é que caso aconteça um acidente, com danos materiais ou com vítimas, o dono do animal será responsabilizado perante a lei.

Para escutar o podcast “Manutenção das cercas e muros” e o jingle “Viva Rodovia – Você também é responsável”, basta acessar o link no Spotify ou no Youtube.

Sobre a campanha “Viva Rodovia – Você também é responsável”

Já foram realizadas ações porta a porta nas comunidades do entorno da rodovia do km 300 ao km 400, falando com os moradores sobre as responsabilidades dos proprietários dos animais e os cuidados que os motoristas devem ter ao guiarem seus veículos na rodovia. Cartazes e panfletos foram distribuídos em pontos de comércio e foram vinculadas nas rádios (comerciais, comunitárias e na web) o jingle da ação.