DNIT realiza palestra sobre recursos hídricos para estudantes de Mariana Pimentel/RS


Publicada em 17 de Setembro de 2021

Falar sobre a importância da água e os cuidados que devemos ter com esse recurso da natureza, às vezes pode parecer "chover no molhado", mas não é! Ainda mais quando vivemos numa região cercada por diversas bacias hidrográficas. Nessa segunda-feira (13/09), a equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), esteve com os estudantes das escolas Ana Barok e Gonçalves Ledo, no município de Mariana Pimentel, abordando os temas relacionados com os recursos hídricos da região e os cuidados durante a execução do empreendimento.

A conversa iniciou com a apresentação da cartilha "Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS - Água, bem precioso" e utilizando, de forma lúdica e criativa, uma maquete feita de pão, foi mostrado o que é uma bacia hidrográfica com suas características geográficas. 

No decorrer da atividade foram explanados os Programas Ambientais relacionados direta ou indiretamente com os cuidados dos corpos hídricos do entorno do empreendimento. Os destaques da apresentação ficaram com o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, que onde trimestralmente é realizada a análise das águas dos rios e arroios que interceptam a rodovia, o Programa de Saúde Pública, onde ocorrem palestras com os colaboradores das obras sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos e efluentes líquidos e o Programa de Restauração de Matas Ciliares, reforçando os cuidados com a preservação da vegetação próxima aos corpos hídricos, evitando assim os processos erosivos.

No final, dicas para o uso racional da água, o consumo consciente e o papel de cada um nesse processo de conservação do meio ambiente foram deixadas para os alunos multiplicarem em suas famílias.

A cartilha "Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS - Água, bem precioso!" foi enviada virtualmente para rede escolar do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, e está disponível, juntamente com os outros materiais educativos produzidos pelo Programa de Educação Ambiental, para download gratuito no http://www.br116rs.com.br/downloads.