Cartilha do DNIT apresenta os recursos hídricos da BR-116/RS


Publicada em 22 de Março de 2021

Ela que inspirou diversos artistas a escreverem as mais belas histórias, músicas e poemas, sem contar os maravilhosos projetos arquitetônicos da antiguidade para levá-la de um lado a outro ou simplesmente poder atravessar esse imponente obstáculo. Foi no Brasil que o compositor Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim, daria o nome de uma das suas músicas mais lindas em homenagem a esse bem natural "Águas de Março", e fecharia os seus versos fazendo referência ao mês de março que em 1992 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para comemorar o Dia Mundial da Água – 22 de março.

É nessa data escolhida pela ONU, para lembramos e discutirmos a importância e a essencialidade da água para sobrevivência de todas as espécies do planeta, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, lança o quinto volume da cartilha "Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS - Água, bem precioso!".

Na cartilha são apresentadas as bacias hidrográficas localizadas no entorno da BR-116/RS com seus rios e arroios vistoriados pelos programas da Gestão Ambiental. No total são seis programas que trabalham direta e indiretamente com os recursos hídricos da região e que visam identificar e minimizar, caso seja detectado, o impacto de possíveis alterações em decorrência das obras de duplicação: Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, Programa de Prevenção e Controle de Processos Erosivos, Programa de Restauração de Matas Ciliares, Programa de Saúde Pública e Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos.

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água realiza trimestralmente análises em 15 corpos hídricos, nos nove lotes das obras de duplicação. São monitorados 30 pontos, dois em cada corpo hídrico, acima e abaixo (montante e jusante) do local onde ocorrem as obras. Alguns parâmetros são realizados no próprio local, como a turbidez, a salinidade e a temperatura, com a utilização de um aplicativo digital, agilizando o processo de análise, enquanto os outros precisam ser analisados em laboratório. Os resultados da última campanha são comparados com as anteriores para saber se houve alterações nos parâmetros. A 34ª campanha de monitoramento da água foi realizada no mês de fevereiro.

A cartilha "Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS - Água, bem precioso!" será enviada virtualmente para a rede escolar do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, que é atendida pelo Programa de Educação Ambiental, além de estar disponível gratuitamente para download no http://www.br116rs.com.br/downloads