DNIT participa da campanha Dezembro Verde


Publicada em 18 de Dezembro de 2020

Essa história poderia ser de um gato, um pássaro, um porquinho-da-índia e até mesmo de animais de grande porte como um equino ou um bovino. O poema “Não me deixe só” conta a história de um cachorro que foi abandonado em uma estrada qualquer, mas teve um final feliz.

Para contribuir com a campanha Dezembro Verde, a Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lança o poema/história em quadrinhos com o intuito de relatar esse fato, que foi vivido pelo seu autor, o jornalista Solano Ferreira. Ele decidiu adotar dois cachorros e dois gatos, encontrados em estradas próximas à sua residência.

Infelizmente, muitos animais são abandonados nos mais diversos locais e nem todos têm a sorte de serem resgatados por uma entidade assistencial. Por isso, a escolha de adotar ou comprar um animal de estimação deve ser um ato de amor muito bem pensado. Devem ser analisados os prós e os contras, pois, afinal,  trata-se de uma vida. Depois de feita essa escolha,  não se pode rejeitar ou maltratar o animal por não desejá-lo mais.

O abandono dos animais é classificado como mau-trato, sendo classificado como crime pela Constituição Federal do Brasil e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

As denúncias devem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190), Disque-Denúncia (181) ou ainda pela Linha Verde (0800 61 8080) do Ibama.