DNIT apresenta o terceiro volume da cartilha Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS


Publicada em 27 de Outubro de 2020

Um dia olhamos para frente de casa ou para o quintal e sentimos a necessidade de preencher aquele espaço que está vazio plantando uma árvore, seja pela sombra que ela irá proporcionar, pelos seus frutos ou simplesmente para alegrar o ambiente. E nesse momento surgem várias dúvidas: Que espécies podemos plantar? Espécies nativas ou exóticas? De pequeno ou grande porte?

Com o intuito de auxiliar àqueles que desejam plantar uma ou mais árvores, a equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lança o terceiro volume da cartilha "Pertencer - Educação & Biodiversidade na BR-116/RS – Jardim Nativo". A publicação está recheada de informações desde a escolha de algumas das espécies frutíferas da região do empreendimento até a escolha do melhor lugar para plantá-las e como realizar o manejo adequado.

O material contém a ficha técnica, dicas e curiosidades de árvores do Sul do país, dados que irão auxiliar no momento de definir a espécie e fazer o plantio. Além disso, são apresentados os cuidados que se deve ter com o tamanho da árvore em relação ao espaço onde ela vai ser plantada, e sobre a perda ou não as folhas no inverno, se produz frutos grandes ou pequenos, entre outros.

Assim como nos volumes anteriores (Nossas Árvores e Animais Silvestres), a cartilha "Pertencer – Educação & Biodiversidade na BR-116/RS – Jardim Nativo" será distribuída virtualmente para as escolas que fazem parte do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS. O material também está disponível gratuitamente para download no http://www.br116rs.com.br/downloads