Cartilha do DNIT apresenta a flora protegida nas obras de duplicação da BR-1116/RS


Publicada em 03 de Agosto de 2020

Quantas vezes nós passamos por elas e nem as percebemos. Elas enfeitam nossas ruas, praças, parques e estão presentes em todo o bioma pampa, e muitas vezes não sabemos os seus nomes.

Pensando em contribuir nas identificações e saber suas utilidades, a equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas), de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lança a cartilha “Pertencer – Educação & Biodiversidade na BR-116/RS – Nossas Árvores”. O material apresenta as espécies nativas da flora, como a corticeira-do-banhado, a figueira e o butiazeiro.

O projeto apresenta cinco espécies que foram transplantadas durante o processo de implantação da nova pista. São destacadas as características morfológicas através de fotografias, a época da floração, os frutos, suas utilidades e a importância no meio ambiente, com destaque para preservação dos ambientes naturais que auxiliam na restauração da fauna silvestre existente, onde as árvores servem de abrigo e alimento.

A cartilha “Pertencer – Educação & Biodiversidade na BR-116/RS – Nossas Árvores” será distribuída virtualmente para as escolas que fazem parte do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS e está disponível gratuitamente para download aqui no http://www.br116rs.com.br/downloads