Atividades de Educação Ambiental são realizadas pelo DNIT na BR-116/RS


Publicada em 29 de Outubro de 2019

Atividades lúdicas, dinâmicas de grupo, palestras e apresentações musicais falando sobre a fauna e flora locais foram os temas abordados nos encontros realizados pela equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As ações foram executadas nos dias 17, 18 e 21 de outubro pelo Programa de Educação Ambiental nos municípios de São Lourenço do Sul e Sentinela do Sul.

Os estudantes das séries iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola Vicente Di Tolla, localizada em São Lourenço do Sul, participaram de oficinas onde foram desenvolvidas atividades sobre segurança no trânsito com o uso de jogos educativos. As crianças dos 1º ao 5º anos receberam chapéus em forma de veículos e só poderiam avançar no percurso caso acertassem as questões feitas ao grupo. O jogo “Imagem e Ação” foi utilizado com os estudantes da EJA, que através de desenhos ou imitações de ações dos objetos sugeridos tinham que remeter às temáticas de trânsito.

Os 45 colaboradores do Lote 7, em São Lourenço do Sul, participaram na manhã do dia 18 de outubro da ação de educação ambiental realizada no canteiro de obras. Foram abordados temas sobre prevenção do câncer de pele, alcoolismo e segurança no trabalho, em dinâmicas e trabalhos em grupo.

A fauna foi tema do projeto musical Canção dos Bichos – Rock & Natureza apresentado para os estudantes do Instituto Estadual Professor Vicente Luiz Ferreira, no dia 21 de outubro, em Sentinela do Sul. Músicas como a do gambá-de-orelha-branca, do zorrilho, do ratão-do-banhado e do tamanduá foram executadas de forma lúdica e descontraída, apresentando as características morfológicas e curiosidades das espécies nativas encontradas no entorno da rodovia. Aproveitando a proximidade com o verão, a prevenção e os cuidados com o mosquito Aedes aegypti também foi trazida em forma de música.