Educação no trânsito é tema de palestras em comunidades situadas próximo a trecho da BR-116/RS duplicado pelo DNIT


Publicada em 04 de Setembro de 2019

Depois de liberar ao tráfego, em agosto, os 47 quilômetros de pista duplicada na BR-116/RS, o Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes – DNIT está concluindo as atividades de educação no trânsito junto às comunidades situadas próximo à rodovia. Na última quarta-feira (28/08), foi realizada a segunda ação de educação no trânsito, dessa vez, na Escola Cândido Ferreira Rodrigues, em Camaquã. A primeira atividade foi executada no final do mês de julho na Escola Ana Tomázia Ribeiro. As atividades ocorreram em conjunto com os agentes de trânsito municipal.

A equipe do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo DNIT em paralelo às obras de duplicação, esteve na Escola Ana Tomázia Ribeiro nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, quando informou aos estudantes do 1º ao 9º ano sobre a mudança de trânsito naquela região. Foi realizada uma atividade lúdica, utilizando um mapa temático da rodovia duplicada e carrinhos de brinquedo, simulando os movimentos dos veículos na BR-116/RS. Os agentes de trânsito apresentaram a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e executaram uma atividade de “passa ou repassa”, formulando perguntas relacionadas ao tema.

Finalizando o cronograma de atividades, no dia 28 de agosto, os estudantes da Escola Cândido Ferreira Rodrigues assistiram a vídeos educativos e puderam conhecer alguns dados sobre a violência no trânsito. Foram enfatizados os cuidados que todos devem ter quando estiverem transitando pelas vias públicas, a utilização das faixas de segurança ao atravessarem a rua, além do uso do cinto de segurança, do capacete e de obedecerem aos limites de velocidade. Encerrou-se com a apresentação do projeto musical: Canção dos Bichos – Rock & Natureza, com composições sobre a fauna e flora local.