DNIT realiza Diagnóstico Socioambiental na BR-116/RS


Publicada em 29 de Maio de 2019

Por sugestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT/RS), por meio da equipe do Programa de Educação Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, está realizando uma atualização do Diagnóstico Socioambiental nos municípios do entorno do empreendimento.

Segundo o artigo 3º, da Instrução Normativa (IN) nº 2 de 2012 do Ibama, este Diagnóstico é considerado parte integrante do processo educativo e deve fundamentar-se em metodologias participativas que objetivam a promoção do protagonismo dos diferentes grupos sociais da área de influência. A metodologia que está sendo utilizada na BR-116/RS foi dividida em quatro etapas: levantamento de dados secundários, aplicação de questionários semiestruturados, diagnóstico participativo com a comunidade lindeira e a proposição de atividades a partir dos resultados obtidos. Com esse intuito, as reuniões servem para captar as percepções dos educadores (professores e funcionários) das escolas lindeiras às obras, pois os mesmos moram no entorno do empreendimento ou utilizam a rodovia para chegarem aos seus trabalhos. A metodologia aplicada procura levantar os pontos positivos e negativos da duplicação, além de perguntar as sugestões que possam minimizar os pontos negativos ou potencializar os positivos.

O Diagnóstico encontra-se na terceira etapa, sendo que no mês de abril foram realizadas três reuniões nas escolas Cel. Alberto Rosa (Pelotas), Dr. Urbano Garcia (Turuçu) e Cândido Rodrigues de Freitas (Camaquã) e no mês de maio, houve quatro reuniões nas escolas João Gottofredo Hein e.João Evangelista Pinós (Barra do Ribeiro), Darcy Peixoto da Silveira (Cristal) e a Sady Hammes (São Lourenço do Sul), totalizando 148 pessoas envolvidas. Com a retomada das obras nos lotes que estavam paralisados na BR-116/RS serão agendados novos encontros para a aplicação do Diagnóstico Socioambiental.