Vigas de passarelas na BR-116/RS começam a ser lançadas


Publicada em 22 de Fevereiro de 2019

Como parte do escopo das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) informa o avanço da construção de duas passarelas para pedestres no Lote 4 do empreendimento, que abrange o município de Camaquã. Desde esta quinta-feira (21/02), ocorreu o lançamento de oito vigas das estruturas localizadas nos quilômetros 395,347 e 395,820. O serviço está previsto para se estender até esta sexta-feira (22/02).

O engenheiro do DNIT, Adalberto Jurach, explica que as vigas estão sendo lançadas sobre as ruas laterais e sobre a nova pista duplicada da BR-116. “Elas possuem comprimentos de oito a 15 metros e correspondem a metade do total de 16 vigas necessárias para fazer a travessia da rodovia”, disse. As estruturas estão sendo construídas em concreto pré-moldado, ou seja, são confeccionadas no canteiro de obras e montadas no local. As demais vigas devem ser lançadas sobre a pista principal existente na segunda quinzena de março.

A previsão é que no final do primeiro semestre deste ano as obras nas passarelas estejam concluídas. As estruturas irão beneficiar, principalmente, a comunidade do bairro São Pedro, sendo que a localizada no quilômetro 395,820 atenderá também estudantes da escola municipal Cândido Rodrigues de Freitas. “A construção das passarelas se soma ao avanço da pavimentação asfáltica das ruas laterais e da nova pista duplicada”, reforçou Jurach. Em caso de dúvidas, o DNIT disponibiliza para a comunidade um número de Ouvidoria: 0800 60 11 116.