DNIT realiza ações do Programa de Saúde Pública na duplicação da BR-116/RS


Publicada em 30 de Agosto de 2018

Seguindo o Plano Básico Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas), a unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Programa de Saúde Pública (PSP) desenvolvido pela Gestão Ambiental do empreendimento realiza ações trimestrais nos canteiros de obras da rodovia e nas comunidades do entorno. O PSP visa o esclarecimento, a orientação e a prevenção relacionadas à saúde dos colaboradores, bem como o monitoramento das condições de saúde da população lindeira, em função do empreendimento.

No mês de agosto a equipe do PSP realizou a aplicação do checklist nos canteiros e nas frentes de obras, vistoriando itens ligados ao descarte correto dos resíduos sólidos, limpeza e manutenção de banheiros, higiene dos refeitórios e possíveis pontos de proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti.  Constatou-se que há todo um cuidado e uma preocupação das construtoras em garantir a saúde e segurança dos colaboradores do empreendimento e a manutenção da qualidade de vida da comunidade.

Durante o checklist divulgou-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, conforme o calendário do Ministério da Saúde. Na ação foram distribuídos cartazes reforçando a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tema também abordado no mês de julho pela equipe do Programa de Educação Ambiental em palestras para mais de 90 colaboradores.

Além disso, em função do surto de sarampo no país, alertou-se aproximadamente 207 colaboradores sobre a importância da imunização com a vacina Tríplice Viral, contra o sarampo, rubéola e caxumba. A equipe do PSP indicou ainda os postos de saúde mais próximos aos canteiros de obras que possuem as doses da vacina.