DNIT/RS realiza ações em apoio ao Maio Amarelo


Publicada em 29 de Maio de 2018

A Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) em apoio ao Maio Amarelo – Atenção pela Vida promoveu, por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), durante este mês atividades de sensibilização sobre segurança no trânsito. Foram desenvolvidas ações online, com usuários da rodovia e com os trabalhadores do empreendimento. Com o slogan “#SOMOSTODOSTRÂNSITO” o movimento mundial chegou a sua 5ª edição, lembrando que pedestres, motoristas e ciclistas fazem parte do trânsito e que é necessário que cada um cumpra o seu papel para contribuir com a redução no índice de acidentes.

Além das postagens utilizando o material de divulgação do movimento na rede social da Gestão Ambiental (fb.com/BR116rs), foi criada uma exposição itinerante que mesclou as peças publicitárias do Maio Amarelo com frases alusivas ao tema, que foram extraídas de redações dos alunos do 8º ano da Escola Municipal Sady Hammes de São Lourenço do Sul. O objetivo da equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental do empreendimento, que elaborou a mostra, foi o de fazer um alerta e sensibilizar sobre o assunto, trazendo à tona que as crianças e os adolescentes estão preocupados com o trânsito.

A mostra foi disponibilizada aos usuários da BR-116/RS durante as blitze educativas e informativas realizadas em Cristal e em São Lourenço do Sul nos dias 22 e 23 de maio, respectivamente. O funcionário público Dari Rodrigues da Silva parou para visitar a exposição e reforçou que deve-se ensinar e educar os jovens para um trânsito seguro. “Se tivéssemos essa preocupação, não teríamos tantos acidentes”, elogiou a iniciativa. Já para a professora de Filosofia Iara Almeida a exposição chama a atenção e cumpre o seu objetivo que é o de comover as pessoas para o cuidado com o trânsito. “Ela é eficiente e logo fiquei curiosa para saber o que era”, disse. A assistente social Simone Peña também mencionou que o varal com vários cartazes afixados nele apresentou uma linguagem acessível, funcional e criativa. “É muito interessante e alcança todo tipo de público”, comentou.

Os colaboradores da obra também foram envolvidos na temática com um ação específica. No dia 23 de maio, a equipe do PEA utilizando os cartazes da exposição itinerante dialogou com os trabalhadores, explicando que eles também podem contribuir para um trânsito mais seguro.

Em todas as ações foram reforçadas as mensagens que os usuários da rodovia precisam estar atentos ao movimento das obras entre Guaíba e Pelotas, aos limites de velocidade e ao uso do cinto de segurança. As orientações foram também reforçadas com os trabalhadores.