Minicurso promove capacitação sobre manutenção e conservação de estradas rurais terciárias


Publicada em 06 de Abril de 2018

A Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), em parceria com a Prefeitura de Turuçu, promoveu no dia 4 de abril o minicurso “Manutenção e Conservação de Estradas Rurais”. A capacitação foi realizada pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), contratada pela autarquia federal. O encontro reuniu mais de 40 pessoas vindas dos municípios de Arroio do Padre, Cristal, Cerrito, Morro Redondo, Piratini, Restinga Seca e da cidade anfitriã. 
Ministrado por um técnico da Gestão Ambiental, o minicurso foi dividido em dois momentos. Pela manhã foi apresentado o conteúdo teórico e à tarde realizada a parte prática. Na abordagem teórica destacou-se os processos de degradação ambiental associados às estradas rurais terciárias e os procedimentos de manutenção e conservação das mesmas. 
Durante a atividade foram elencadas e explicadas as causas (político-institucionais, técnicas e operacionais) e os efeitos ambientais e socioeconômicos de estradas rurais mal executadas. Na sequência, foram trazidos exemplos e medidas de proteção ambiental para este tipo de estrada. 
À tarde os participantes se deslocaram até a principal estrada rural de Turuçu. No local verificaram como fazer um diagnóstico desse tipo de via. O trabalho, consistiu em verificar o grau de incidência de defeitos na estrada, discutir o que cada participante observou e apontar as medidas corretivas mais adequadas. 
O secretário municipal de Agricultura, Obras, Urbanismo, Trânsito e Saneamento de Turuçu, Marcelo Pollnow, destacou que a capacitação trará mais qualificação nos trabalhos que a Prefeitura executa nas suas estradas rurais. “Trouxemos todos os nossos operadores para assistir, pois com certeza essa troca de experiência veio a contribuir”, disse. “O que mais me chamou a atenção foi a abordagem com relação a proteção ambiental. Geralmente as pessoas se preocupam muito mais com a trafegabilidade e não estão atentas ao meio ambiente. Esse cuidado com o meio ambiente reflete ainda em uma estrada com condições melhores”, observou a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Turuçu, Carina Costa Estrela. 
O vice-prefeito de Piratini, Gilson Gomes, elogiou o conteúdo e a forma que o minicurso foi ministrado. “Se leva muita coisa daqui. Mas, principalmente,que primeiro precisamos visualizar o problema e depois atacar”, salientou. Já para o representante da Secretaria Municipal de Obras de Arroio do Padre, Daniel Konrad, os assuntos são todos pertinentes à realidade do município. “A nossa cidade é praticamente rural e temos muitas vias de acesso às propriedades para cuidar. Com certeza contribuirá muito”, frisou.