DNIT fala com estudantes sobre segurança no entorno da duplicação da BR-116/RS


Publicada em 20 de Novembro de 2017

Com o objetivo de evitar acidentes durante a duplicação da BR-116/RS, a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) realiza constantemente ações de segurança com alunos das escolas próximas às frentes de obras. No dia 14 de novembro a Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.) promoveu conversas com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva, em Camaquã. 
Os encontros com mais de 150 estudantes do pré-escolar ao 5º ano fizeram um alerta sobre os riscos de circular no trecho em obras. A ação enfocou que apenas os trabalhadores da obra - devidamente protegidos com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - podem estar nos locais onde ocorre a duplicação. Também foi reforçado que é preciso manter distância de caminhões, retroescavadeiras, rolos compressores e outras máquinas que transitam frequentemente pelo entorno do empreendimento. 
Apesar do assunto ser sério, a equipe do Programa de Educação Ambiental da Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/RS realizou a atividade de maneira lúdica para prender a atenção dos estudantes. A professora do 5º ano, Eli Schmechel considerou a conversa apropriada. “Esse é o momento certo para avisar a eles que precisam tomar cuidado, pois estão convivendo diariamente com a obra. Ainda vou reforçar mais com os meus alunos sobre o assunto”, disse.
A interação da Gestora Ambiental com os estudantes mais novos foi elogiada pela professora do pré-escolar da turma da tarde, Ligiane Ribeiro Braga. “Achei interessante a forma lúdica que a equipe conversa com as crianças. Assim elas (crianças) absorvem mais rápido a informação e levam as orientações para os pais”, ressaltou. Ao final de cada conversa os alunos puderam ver de perto alguns dos EPIs utilizados pelos operários como abafador de som, luvas, faixa refletiva, capacete e óculos.