DNIT/RS realiza oficinas sobre resíduos sólidos para estudantes de Turuçu


Publicada em 17 de Novembro de 2017

O descarte correto de resíduos sólidos foi o tema de 11 oficinas realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Urbano Garcia, em Turuçu. Ministradas pela equipe da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.) as intervenções atenderam 274 alunos do 1º ao 9º ano. A ação, realizada nos dias 8 e 9 de novembro, é uma parceria entre a Prefeitura de Turuçu e a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS). 
Para atender a temática de maneira adequada para cada faixa etária a equipe do Programa de Educação Ambiental da Gestão Ambiental usou abordagens pedagógicas diferentes. Para os pequenos dos 1º e 2º anos o assunto foi tratado por meio de brincadeiras e contação de histórias, sempre trazendo de forma lúdica os cuidados com o meio ambiente e a importância de proteger o planeta.
Para os alunos do 3º ao 7º ano as palestras foram sobre o tema, abrangendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, diferenças entre lixão e aterro sanitário; classificação e separação correta dos resíduos; os três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar); o consumo consciente, o tempo de decomposição de cada material na natureza e a importância de não jogar resíduos, por exemplo, pela janela dos veículos.
Já para as turmas dos 8º e 9º anos, além da palestra, foi projetada a animação“Man” de Steve Cutts (http://www.stevecutts.com/animation.html), que chama atenção para o consumo desenfreado da sociedade com o objetivo de provocar a reflexão do expectador sobre as consequências desse consumismo para o meio ambiente.