Descarte de resíduos é tema de palestras para mais de 200 estudantes


Publicada em 15 de Setembro de 2017

Em continuidade às atividades de Educação Ambiental desenvolvidas com as escolas do entorno das obras de duplicação da BR-116/RS, a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) realizou um ciclo de palestras sobre resíduos sólidos com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior, em Turuçu. A ação aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro e contou com a presença da mascote da Gestão Ambiental (STE S.A.), o Tamanduá-mirim. Ao todo participaram 205 estudantes de 4 a 15 anos de idade. 
Consumo consciente para reduzir a geração de resíduos, diferenciar o que é material reciclado, de reaproveitamento e de rejeito, além do tempo de decomposição na natureza de produtos como vidro, metal, plástico e do pneu foram alguns dos assuntos abordados nas conversas com os alunos. Porém, para trabalhar a temática com faixas etárias tão distintas a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) utilizou diferentes abordagens pedagógicas. 
Com as turmas do pré-escolar e do 1º ano a equipe do PEA promoveu brincadeiras e contação de histórias, sempre trazendo de forma lúdica os cuidados com o meio ambiente e a importância de proteger o planeta. A partir do 2º ano a conversa foi mais descontraída e com uso de outras ferramentas como apresentação de vídeo e dinâmica de separação de resíduos.
A professora da turma do 5º ano da manhã, Margarete Brisolara Doleski elogiou a iniciativa da Gestão Ambiental e a linguagem utilizada pela equipe para conversar com as crianças e os adolescentes. “Achei o assunto adequado para o momento em que vivemos. Estamos em uma época que precisamos pensar sobre o excesso de lixo que produzimos”, comentou. Sobre a interação da equipe do DNIT/RS com os estudantes foi ressaltada pela diretora da escola, Vera Lúcia Schulz. “Os alunos gostam de participar e gostam de ver coisas novas e diferentes. Com certeza essas palestras contribuem para a formação deles”, observou.