Encerrada a 20ª Campanha de Monitoramento da Qualidade da Água


Publicada em 20 de Julho de 2017

Terminou nesta quinta-feira (20/07) a coleta da 20ª Campanha de Monitoramento da Qualidade da Água das obras de duplicação da BR-116/RS. A atividade é realizada trimestralmente pela Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) – por meio da Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.). Entre os objetivos da ação está o de identificar e minimizar o impacto de possíveis alterações nas características bióticas e químicas da água em decorrência da obra.
Para monitorar a qualidade da água foi estabelecido o acompanhamento anterior à implantação do empreendimento e durante a sua construção. Ao todo são coletadas 30 amostras de 15 corpos hídricos, sendo uma a montante (acima) e outra a jusante (abaixo) da rodovia. 
Durante a atividade são realizados testes no local, de temperatura, condutividade elétrica, pH, oxigênio dissolvido e turbidez. Ainda são enviadas amostras para laboratório onde são avaliados mais de 20 parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Dos resultados obtidos em campo, a equipe do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água já pode constatar que não foram registradas alterações ao comparar com a série histórica das campanhas anteriores.