Um mês dedicado aos cuidados com a água


Publicada em 22 de Março de 2017

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Gestão Ambiental da BR-116/RS (STE S.A.), está realizando durante o mês de março atividades voltadas à sensibilização da preservação dos recursos hídricos. As ações - direcionadas aos estudantes dos municípios interceptados pelas obras de duplicação - são alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22/03). A programação, que segue até o final deste mês, pretende alcançar mais de 300 crianças e jovens entre Guaíba e Pelotas. 
As atividades desenvolvidas pela equipe do Programa de Educação Ambiental são divididas em dois momentos. Primeiro é realizada uma conversa com os estudantes sobre os cuidados que podem ser adotados para o uso consciente da água. Após a conversa é realizada uma dinâmica com base na mensagem da conversa. 
Na manhã desta terça-feira (21/03), foi a vez dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Carlos Ferreira, em Guaíba, receberem a visita da equipe. A bióloga da Gestão Ambiental, Valéria Debom, comenta que após dialogar com os pequenos e trazer para eles, de forma lúdica, a situação da água no planeta, os estudantes participaram da produção de um livro. “Sugerimos a eles que façam desenhos relacionados ao tema apresentado para depois montarmos o ‘Livro das Águas’. Sempre valorizando a participação e o conhecimento deles”, explica.
A ideia da atividade, segundo Valéria, é passar uma mensagem em que os alunos possam repetir em casa para os familiares e aplicar no dia a dia. “Tudo é abordado dentro do universo das crianças. Sugerimos atitudes que elas podem fazer em casa, como por exemplo, desligar a torneira enquanto escovam os dentes ou varrer o pátio ao invés de lavar”, exemplifica. Para Érica Linck, de 10 anos, a lição já está na sua rotina. Além de não demorar no banho, a pequena conta que faz muito mais. “Quando ajudo a minha mãe a lavar louça eu primeiro ensaboo tudo e só depois ligo a água para enxaguar.” 
Além de Guaíba, a Gestão Ambiental já realizou ações em escolas de Sentinela do Sul e Tapes. Até o final deste mês serão visitadas ainda escolas em Turuçu e Pelotas.