Gestão Ambiental da BR-116/RS na luta contra a Aids


Publicada em 01 de Dezembro de 2016

Por decisão da Assembleia Mundial da Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987 o 1º de dezembro passou a ser o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em alusão à data, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.) da duplicação da BR-116/RS - realizou ao longo desta semana atividades voltadas à prevenção desta e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Durante a ação, desenvolvida junto aos canteiros de obras, foram distribuídos mais de 280 unidades de preservativos masculinos doados pelo Ministério da Saúde. 
A equipe do Programa de Saúde Pública (PSP) visitou os canteiros de obras dos lotes 1 (em Barra do Ribeiro), 4 (em Camaquã), 7 (em São Lourenço do Sul) e 8 (em Turuçu). Na ocasião, as biólogas da Gestão Ambiental Valéria Debom e Thalia de Souza e a estagiária de engenharia ambiental Camila Lopes, entregaram os preservativos e aproveitaram para fazer uma conversa informal com os colaboradores a respeito da importância do uso da camisinha. “No geral, as DSTs despertam a curiosidade, mas ao mesmo tempo as pessoas têm vergonha de perguntar e não buscam informações. É importante esse contato com os trabalhadores da duplicação, pois assim, fazemos uma conversa mais próxima, deixando eles à vontade para tirarem suas dúvidas”, revela Valéria. 
Desta forma, o PSP da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS atende uma de suas premissas que é a de realizar ações que reduzam os reflexos das obras junto à população da área de influência da rodovia. “Com os nossos colaboradores bem informados e protegidos, buscamos minimizar a introdução de doenças até então inexistentes na região e até mesmo o surgimento de focos ou surtos de outras doenças controladas”, frisa Thalia.