Colaboradores participam de atividades de combate ao Aedes aegypti


Publicada em 12 de Julho de 2016

O combate a focos do mosquito Aedes aegypti é uma estratégia permanente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na região da duplicação da BR-116/RS, de Guaíba a Pelotas. Por meio da Gestora Ambiental (STE S.A.), o órgão realiza atividades de sensibilização e de verificação dos possíveis criadouros do mosquito no empreendimento e nas comunidades do entorno. Entre os públicos-alvo das ações estão os colaboradores, os quais podem atuar diretamente na prevenção durante as atividades nas frentes de obra. Para isso, a equipe do Programa de Educação Ambiental realiza palestras e oficinas direcionadas, como ocorreu nesta segunda-feira (11/07), na sede do Consórcio Pelotense/CC, em Cristal.

A apresentação destacou os cuidados no ambiente de trabalho das obras, como a instalação de dispositivos de drenagem, o fechamento de bueiros e poços de visita, a limpeza e manutenção dos canteiros de obra, entre outras recomendações. A equipe ainda falou sobre características e hábitos do Aedes, sintomas de cada doença e formas de prevenir a proliferação das larvas do mosquito. Na avaliação dos trabalhadores que participaram da palestra, as informações repassadas esclareceram dúvidas e podem ser multiplicadas. 

O trabalho educativo soma-se às vistorias mensais realizadas pela equipe do Programa de Saúde Pública visando o controle do vetor. O levantamento é feito nos canteiros de obra e ao longo de todo o empreendimento, de ambos os lados da rodovia, para identificar possíveis criadouros associados ao acúmulo de resíduos sólidos e à presença de pneus na faixa de domínio. “Apesar da queda na temperatura durante o inverno, os ovos resistem no local por mais de um ano, sendo necessária a eliminação destes focos para que quando a temperatura aumente e as chuvas recomecem não haja ovos para eclodir”, explica a bióloga Valéria Debom.