O verão na Costa Doce gaúcha é marcado por atrações diversas voltadas ao grande número de pessoas que procuram a região nesta época do ano. Aproveitando o período, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) intensifica as ações de educação ambiental, levando informações e curiosidades sobre a fauna local a moradores e veranistas.
As atividades são desenvolvidas pela equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas), por meio da montagem de estande e da atuação de educadores ambientais. Entre os atrativos apresentados estão animais taxidermizados cedidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que despertam o interesse de crianças e adultos.
A primeira ação deste ano aconteceu no dia 11, durante uma etapa do Campeonato de Futebol Praiano, no município de Cristal. Tradicional na região, o evento esportivo reúne grande público, que é atraído não só pela competição e pela oportunidade de refrescar-se às margens do rio Camaquã, como também pelas opções de lazer promovidas por instituições parceiras. Na semana seguinte, o estande esteve presente na orla de Tapes e, até o fim de janeiro, estará em Arambaré.
A próxima participação do DNIT está prevista para o dia 28 de fevereiro, durante o Festival de Verão de São Lourenço do Sul, na orla da Lagoa dos Patos. Dessa vez, a iniciativa da autarquia envolverá, além da montagem do estande ambiental, a exibição do vídeo sobre o Clube de Observadores de Aves (COA) do município e o show “Gambano – rock e natureza”.