DNIT exibe vídeo sobre o Clube de Observadores de Aves de São Lourenço do Sul


Publicada em 10 de Dezembro de 2025

No último dia 4, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), apresentou o vídeo "COA – Clube de Observadores de Aves de São Lourenço do Sul" na sede do Sindicato dos Municipários da cidade. O evento reuniu representantes da instituição de ensino e da prefeitura, integrantes do COA e moradores da região.

Após a exibição do vídeo, o público participou de uma roda de conversa, na qual foram discutidos temas como a importância da preservação de ambientes naturais, o bem-estar proporcionado pelo contato com a natureza, entre outros assuntos relacionados.

"Atividades em meio à natureza são, comprovadamente, os maiores geradores de bem-estar nas pessoas e, quando envolvem as aves, [esse efeito] é ainda mais eficaz", ressaltou o professor doutor Eduardo Dias Forneck, um dos responsáveis pela criação do COA de São Lourenço do Sul, em 2023, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC).

O Rio Grande do Sul possui mais de 650 espécies de aves registradas, sendo cerca de 200 delas encontradas em São Lourenço do Sul. A diversidade de ambientes — que inclui praias, banhados, dunas, campos e fragmentos de florestas nativas — faz do município um dos mais propícios à prática de observação de aves no estado.

Também está em produção um Guia de Observação de Aves, elaborado por integrantes do COA com o apoio da equipe de Gestão Ambiental do DNIT. O material reunirá fotos e informações sobre as espécies da região, contribuindo para atividades educativas e turísticas.