O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) integrou as comemorações pelos 70 anos do Museu de Ciências Naturais do Rio Grande do Sul, fundado em 5 de novembro de 1955. A atividade fez parte do programa Ciência na Praça, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em Porto Alegre.
O estande da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba–Pelotas) compôs a estrutura montada no estacionamento do Jardim Botânico, onde está localizado o museu. A equipe apresentou aos visitantes os benefícios do empreendimento, com destaque para medidas adotadas para a proteção do meio ambiente e a mitigação de impactos negativos, além de informar sobre a fauna da região.
Outros conteúdos também foram apresentados nos espaços organizados pela Sema, com destaque para a exposição de peixes-anuais, serpentes, anfíbios, entre outros. Para a gestora ambiental da Sema, Márcia Spadoni, "o Ciência na Praça é um programa de caráter familiar que oferece uma importante oportunidade de aprendizado para a comunidade".
O Museu de Ciências Naturais reúne um acervo composto por 46 coleções científicas que representam a diversidade de espécies nativas do território gaúcho.
O Ciência na Praça acontece desde o final da década de 1980, sempre apresentando à população peças do acervo do museu e informações por meio de banners e da equipe de profissionais da secretaria.