O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) integrou a programação da XIV Feira de Ciências (Fecic) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – campus Camaquã, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro.
A Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba a Pelotas) montou seu estande com materiais de divulgação dos programas e medidas de preservação adotadas no empreendimento. No espaço, os participantes do evento também puderam conhecer de perto os exemplares de animais taxidermizados (empalhados) emprestados do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) e utilizar uma lupa digital para observar detalhes da flora local.
A programação geral incluiu minicursos, palestras, cine-debate e competições de xadrez e futebol. Diversas instituições, como a prefeitura de Camaquã, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), apoiaram a iniciativa.
A Fecic deste ano contou com a inscrição de 151 trabalhos de estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Representantes dos três melhores projetos devem apresentar suas ideias na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo.